Cândido Rolim

Cândido Rolim, poeta, crítico, advogado e fotógrafo amador, nasceu em 02 de março de 1965 em Várzea Alegre / CE, Região do Cariri. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre/RS. Morou em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Tem publicados alguns livros: Arauto (Edições Dubolso, Sabará/MG, 1988), Exemplos Alados (Letra e Música, Fortaleza/CE, 1997), Pedra Habitada (AGE, Porto Alegre, 2002) e Camisa qual (Éblis, Porto Alegre, 2010) . Reside atualmente em Fortaleza.

Possui publicações em jornais e revistas do país e do exterior: Jornais: O Povo e Diário do Nordeste (Fortaleza/CE), Suplemento Literário do Estado de Minas e Diário da Tarde (Belo Horizonte/MG), Suplemento Cultura de O Estado de São Paulo, Correio Brasiliense (Brasília/DF), O Continente (Porto Alegre/RS), e outros. Revistas: Literatura (Brasília/DF), Nação Cariri e Ceia Literária nº 01 (Fortaleza/CE), Revistas de Espanha, Chile e Estados Unidos, Afinidades Eletivas (Fortaleza/CE), Continente Sul e Blau (Porto Alegre/RS), Babel (Santos/SP e Florianópolis/SC), Jornal de Poesia (web).Artigos sobre a poesia do autor: O Alvo Incerto da Pedra (Ronald Augusto, Jornal de Poesia-web), Dois Ritmos Poéticos (José Alcides Pinto, O Povo, 05/12/1987), Mais poesia em tempo de pobreza (Ricardo Aleixo, Suplemento Cultural Diário do Nordeste - Cultura, 28/08/1988), Arauto:mensageiro da morte que vive (Márcio Almeida, Estado de Minas, 09/06/88), Os tempos de leitura da poesia (Ademir Demarchi, Rascunho, 24/10/2003), A Ressurreição da Pedra (Batista de Lima, O Povo, Fortaleza-CE 12/03/2004), Uma morada para o poema (Carlos Gildemar Pontes, Correio das Artes, João Pessoa, 8 e 9 de maio de 2004), A poesia da pedra transfigurada (Batista de Lima, Diário do Nordeste, 30/07/2005).

Realizou palestras e leituras de poemas para os alunos do curso de estilística da UECE em 2002/3, ministrou palestras em oficinas literárias em Porto Alegre. Tem ainda artigos, resenhas e ensaios sobre poesia publicados em revistas do Brasil e sites de literatura: Babel (SC/SP), Porto& Vírgula (RS), Caos Portátil (CE), cronopios (www.cronopios.com.br), famigerado (www.famigerado.com), germina (www.germinaliteratura.com.br), clareira (http://www.clareira.naselva.com), bula (www.revistabula.com.br), www.sibila.com.br , entre outros.