CONTEIRAS #1 e outros poemas de Regresso

“com o Minotauro,/ sob o olhar de deuses sem vergonha”

                                                    - Jorge de Sena

ao conselho ciêntifico de leitura insular


CONTEIRA #1

 

Ribeira Grande.

Norte de S. Miguel.

Ano da “desgraça” de 2020.

Em 2005 andavam a tentar perceber

se os guéridons de Picasso eram cubistas

modernos ou neoclássicos

mas hoje em 2020

usam frequentemente nas suas frases

as palavras Contemporânea e Performance.

Palavras que apontam para uma

tripla

salvação:

a chegada tardia ao século XXI – que na realidade

está por ser comprida.

o alargamento do ego – da média e da alta elite uma

leve mistura de sabão e idiotice.

o apagamento do sentido de inferioridade para com

os que regressam – essa cambada! (they say)

 

Sempre achei esses saltos demasiado ocos.

Sem nenhuma consistência.

                                    E é tão fácil encontrar a ferida.

 

Dona Olga e o Mestre das regras pensava que eu ia regressar à ilha

para lhes passar a mão pela cona e blica peluda ou

lamber-lhes o cu.

                 Pessoa fez da sua vida uma arca infinita.

APONTAMENTO ZOMBIE 0.1

Quando os cordeiros são convidados

para a real festa eles no alto do seu

plinto (julgam eles) fazem birra e

aproveitam a situação para medir

forças ou simplesmente para atirar

tartes de pouca cobertura à face da

                  generosidade.

Entre leituras literais e gotas de ar puro

julgam-se nos pináculos superiores das

              belas montanhas.

Mas quantos degraus abaixo estão

                 efetivamente?

 

          MÉTRICA SUÍNA

 

Este “esbelto” exemplar escreve

romances de longas lombadas

revestidas sempre com altas

cores venenosas Rosas elétrico

e aos fins-de-semana longe das

festas brancas da Vila Nobre

poemas (ai que me engasgo)

de alta e delicada métrica.

 

Nunca a palavra “métrica”

apareceu tão suja!

DEPOIMENTO DE ULISSES

“temo pelos leitores e já me

 tremem as velhas pernas”

     - Raul Milhafre

Regressar é finalmente pisar o paraíso

e de igual modo ou certo modo é pisar

o próprio chão batido do inferno. São

poucas as dúvidas que tenho sobre

isso. Nunca me poderão acusar nem

de cegueira nem de falta de lucidez.

Dizem que esta forma de escrita (um

rio) é sinal de pouca leitura e um

inconsistente estudo poético. Muitas

coisas dizem da boca para fora. Bom

é estender ao sol altos vocábulos da

literatura do século XVII pois há que

marcar a diferença manter a falhada

de Grandes Homens de Letras e bem

sabemos o que isso na prática quer

dizer. Volto à terra dos homens e das

mulheres simples os que usam o corpo

e a língua para nela morrer de dor. E

dos inversos espelhos (esses baços 

espelhos) estarei como sempre estive

bem longe. Tenho mortos suficientes. 

NECROMANTES

 

a Vítor Teves

 

Os necromantes das ilhas já
fazem rezas figas e mezinhas - um
pé de galinha preta três folhas de louro
alecrim sangue da palma que escreve e
três pentelhos - para a tua futura expulsão.

 

E as crianças sentadas fazendo birra
esperam pelo espetáculo do azar para

sozinhas chegarem ao título de Bispo.

 

                                            de Barbara Stronger

                                                     04.09.2018
                                       (caixa de sapatos rosa)



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