A Leitura para Schopenhauer

Artur Schopenhauer em Parerga und Paralipomema desconstrói muitos dos "bons comportamentos" ocidentais, um em particular chamou há muito a minha atenção: a leitura.

 “A leitura é um simples sucedâneo do pensamento pessoal... Ler é pensar com a cabeça de um outro em vez da sua... O meio mais seguro para não ter qualquer ideia pessoal é pegar num livro logo que se tem um minuto livre. Esta é a razão pela qual a erudição torna a maior parte dos homens ainda mais ininteligentes e estúpidos do que são naturalmente...”

Esta observação resistiu com relativa facilidade à erosão temporal, não sendo uma ideia totalmente vulgarizada, tens muitos seguidores, fica bem um certo olhar snob acerca das virtudes da leitura, sobretudo depois de chocarmos com capas barrocas adornadas por títulos "apelativos" em muitos metros quadrados de prateleiras das livrarias portuguesas.

Pensam que foi por isto que ilustrei este apontamento com Marilyn Monroe? Enganam-se, neste caso quis somente embelezar o que acabo de escrever.